Delcídio Amaral cobra mais detalhamento da proposta de unificação do ICMS

0 comentários
BRASÍLIA - Por cerca de duas horas, ele se reuniu com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a unificação em 4% das alíquotas do ICMS interestadual...
Delcídio Amaral cobra mais detalhamento da proposta de unificação do ICMS
BRASÍLIA - O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), cobrou nesta terça-feira (20) mais detalhamento da proposta de unificação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Por cerca de duas horas, ele se reuniu com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a unificação em 4% das alíquotas do ICMS interestadual, medida que, na prática, acabaria com a guerra fiscal entre os estados.

Na avaliação de Delcídio, a proposta apresentada pelo governo há duas semanas “tem mérito”, porque ele propôs compensações para os estados que perderem receitas com o fim da guerra fiscal. No entanto, o senador disse que os dois fundos que serão usados para repor as perdas dos governos estaduais ainda precisam ser mais bem detalhados.

A proposta da equipe econômica prevê dois fundos que compensarão os estados e o Distrito Federal por 16 anos. Um dos fundos, avaliado em R$ 7 bilhões, prevê a compensação automática para os estados que tiverem a arrecadação reduzida. Outro, no total de R$ 182 bilhões, para financiar investimentos locais com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Orçamento Geral da União.

Para o senador, são necessários esclarecimentos sobre a maneira como esses fundos serão postos em operação. Em relação ao fundo de compensação automática, Delcídio alegou que o governo precisará explicar como pretende apurar as perdas dos estados ao longo dos anos. Sobre o fundo de desenvolvimento regional, o senador disse que o governo deve detalhar como os recursos serão repartidos entre os estados. “A proposta [do governo] tem mérito. Tem começo, meio e fim. O problema é que o diabo mora nos detalhes”, declarou.

Segundo Delcídio, Mantega será convidado para uma audiência pública na CAE no próximo dia 4 para apresentar aos senadores a proposta de unificação do ICMS interestadual, imposto cobrado quando uma mercadoria passa de um estado para outro. Sobre a possibilidade de a medida ser aprovada ainda este ano, como deseja o governo, o senador não manifestou opinião.

“O ICMS demandará atenção total da CAE, até porque o Pacto Federativo está sendo redefinido. As discussões exigirão uma série de audiências públicas”, declarou. No entanto, cada audiência pública, assim como os convidados, precisam ser aprovados pela comissão.

O senador negou que temas relacionados à reforma tributária, como a renegociação dos indexadores das dívidas dos estados e a redefinição dos critérios de participação do Fundo de Participação dos Estados (FPE) tenham sido discutidos na reunião com Mantega. Ele, porém, admitiu que esses pontos deverão entrar nas discussões à medida que a proposta tramitar no Senado.
 Fonte: Agência Brasil

STF 13.11.2012 - Imunidade tributária de livro eletrônico é tema de repercussão geral.

0 comentários

A imunidade tributária concedida a livros, jornais, periódicos e ao papel destinação à sua impressão, prevista na alínea “d” do inciso VI do artigo 150 da Constituição Federal, alcança os livros eletrônicos ou e-books ? A resposta à controvérsia será dada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do Recurso Extraordinário (RE 330817), de relatoria do ministro Dias Toffoli. O processo teve a repercussão geral reconhecida por meio de deliberação do Plenário Virtual e a decisão do STF no caso deverá ser aplicada às ações similares em todas as instâncias do Poder Judiciário.

No processo em questão, o Estado do Rio de Janeiro contesta decisão da 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que, julgando mandado de segurança impetrado por uma editora reconheceu a imunidade relativa ao ICMS na comercialização de enciclopédia jurídica eletrônica. Segundo entendimento do TJ-RJ, “livros, jornais e periódicos são todos os impressos ou gravados, por quaisquer processos tecnológicos, que transmitem aquelas ideias, informações, comentários, narrações reais ou fictícias sobre todos os interesses humanos, por meio de caracteres alfabéticos ou por imagens e, ainda, por signos”.

No recurso ao STF, o Estado do Rio sustenta que o livro eletrônico é um meio de difusão de obras culturais distinto do livro impresso e que, por isso, não deve ter o benefício da imunidade, a exemplo de outros meios de comunicação que não são alcançados pelo dispositivo constitucional.

Ao reconhecer a repercussão geral da questão tratada no recurso, o ministro Dias Toffoli afirmou que “sempre que se discute a aplicação de um benefício imunitório para determinados bens, sobressai a existência da repercussão geral da matéria, sob todo e qualquer enfoque” porque “a transcendência dos interesses que cercam o debate são visíveis tanto do ponto de vista jurídico quanto do econômico”.

O ministro lembrou que essa controvérsia é objeto de “acalorado debate” na doutrina e na jurisprudência e citou as duas correntes (restritiva ou extensiva) que se formaram a partir da interpretação da alínea “d” do inciso VI do artigo 150 da Constituição Federal. “A corrente restritiva possui um forte viés literal e concebe que a imunidade alcança somente aquilo que puder ser compreendido dentro da expressão ‘papel destinado a sua impressão’. Aqueles que defendem tal posicionamento aduzem que, ao tempo da elaboração da Constituição Federal, já existiam diversos outros meios de difusão de cultura e que o constituinte originário teria optado por contemplar o papel. Estender a benesse da norma imunizante importaria em desvirtuar essa vontade expressa do constituinte originário”, explicou.

Já a concepção extensiva destaca que o foco da desoneração não é o suporte, mas sim a difusão de obras literárias, periódicos e similares. “Em contraposição à corrente restritiva, os partidários da corrente extensiva sustentam que, segundo uma interpretação sistemática e teleológica do texto constitucional, a imunidade serviria para se conferir efetividade aos princípios da livre manifestação do pensamento e da livre expressão da atividade intelectual, artística, científica ou de comunicação, o que, em última análise, revelaria a intenção do legislador constituinte em difundir o livre acesso à cultura e à informação”, acrescentou o relator.

Fonte:http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=223771

Impostos Exorbitantes

0 comentários
 
Muitos consumidores ficarão espantados com o valor do imposto que são obrigados a pagar quando fazem compras. Em alguns casos, como o da gasolina, os tributos representam mais da metade do preço final. Quanto mais informado o cidadão estiver sobre o peso dos impostos e das contribuições no preço daquilo que adquire, mais argumentos terá para cobrar do poder público que recolhe os tributos a prestação de serviços condizentes e mais resistente estará à criação de impostos, à elevação de alíquotas ou à ampliação da base de cálculo.


Este é o objetivo do projeto de lei de iniciativa popular - apresentado em 2006 com mais de 1,5 milhão de assinaturas - que acaba de ser aprovado pelo Congresso e obriga as empresas a divulgar, na nota fiscal de venda, o valor dos impostos e contribuições e o custo da mercadoria ou do serviço que está sendo comercializado. "A informação vai despertar nas pessoas o sentimento de pagador de impostos", acredita o relator do projeto na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, deputado Guilherme Campos (PSD-SP).


Trata-se de um objetivo salutar. Dada a diversidade de tributos incidentes nas operações de venda de bens e serviços, porém, não será simples para as empresas calcular seu valor. Pelo projeto, que já havia sido aprovado pelo Senado e não sofreu alterações na Câmara, os documentos fiscais relativos à venda de mercadorias e serviços deverão conter o valor de todos os tributos, federais, estaduais ou municipais, que influem na formação do preço de venda.


Os tributos são o ICMS (estadual), o ISS (municipal), o IOF, o Imposto de Renda, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), PIS/Pasep, a Cofins e a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que incide sobre os combustíveis, os últimos cobrados pelo governo federal. Nos bens que tenham componentes importados, deverá ser informado também o valor relativo aos tributos incidentes sobre a importação, como o Imposto de Importação.


Na tentativa de tornar menos complicada a tarefa das empresas, o texto fala em "valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos". No caso de componentes importados, no entanto, o Imposto de Importação e o IPI são cobrados em diferentes etapas da cadeia de produção. Nesse caso, os fornecedores de cada etapa deverão informar a empresa responsável pela etapa seguinte os valores dos dois tributos "individualizados por item comercializado". A critério da empresa vendedora, os valores poderão ser calculados e fornecidos semestralmente "por instituição de âmbito nacional reconhecidamente idônea".


Ainda que, para as empresas, a medida possa resultar em alguma dificuldade operacional adicional para a concretização da venda, para a economia brasileira ela será positiva. A carga tributária no País vem crescendo praticamente sem interrupção desde a década de 1990, supera a de praticamente todos os países da América Latina e alcançou o nível dos países ricos. É preciso resistir a novos aumentos.

 
Estudo que acaba de ser divulgado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que a carga tributária no Brasil, de 32,4% do PIB em 2010, é 67% maior do que a média da região, de 19,4%. Na América Latina, apenas a Argentina cobrou proporcionalmente mais impostos do que o Brasil em 2010, quando o total de tributos pagos pela sociedade alcançou 33,5% do PIB.


A carga tributária brasileira é maior do que as de 17 países da OCDE, formada pelas economias mais ricas do planeta. Proporcionalmente, os contribuintes brasileiros pagam mais impostos do que os da Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Espanha, Suíça e Estados Unidos.


Quando se compara a infraestrutura disponível nesses países com a existente no Brasil se tem uma noção mais precisa de como aqui o dinheiro público é mal usado. Cada unidade de moeda recolhida pelos governos daqueles países produz muito mais resultados do que aqui. Isso é particularmente notável quando se compara a qualidade do ensino público no Brasil e nesses países. Não é, portanto, de mais impostos que o governo necessita. É de mais competência
 
Fonte: O Estado de S.Paulo
19 de novembro de 2012 | 2h 06

Plenárias - ICMS compras via internet (2/2)

0 comentários

O novo ICMS nas vendas pela internet

0 comentários

0 comentários
CSRF do CARF - destaques de julgamentos no 2º semestre de 2011 PDF Imprimir E-mail
Artigos
Escrito por Alexandre Pontieri   
Seg, 17 de Setembro de 2012 13:59
Abaixo estão disponibilizadas apenas as referências, e os correspondentes números dos processos, de alguns dos principais temas/teses que foram julgados pelo Conselho Superior de Recursos Fiscais (CSRF) do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) no 2º semestre do ano de 2011:

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 3ª TURMA - 04 a 06 de Julho de 2011:

Pedido de Compensação. Créditos de Terceiro. Cessão Judicial. Possibilidade (Processo nº 13709.001612/2001-83)

Pedido de vista regimental adia o julgamento sobre matéria que discute a base de cálculo do faturamento do sexto mês anterior à hipótese de incidência (Processo nº 10980.001502/2002-95)

Pedido de vista regimental "coletivo" adia o julgamento de importante matéria sobre Imposto sobre a Importação (Processo: 10494.001280/2002-92)

Contribuição para o PIS/PASEP. Decadência. Cinco anos a contar do fato gerador (Processo nº 10930.003831/2003-47)

Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Multa Regulamentar. DIF - Papel Imune (Processo nº 10675.000420/2005-20)

Temas com Repercussão Geral são devolvidos para a Secretaria: Dois processos de matérias com Repercussão Geral foram devolvidos para a Secretaria do CARF a pedido dos Conselheiros do Colegiado. (Os processos em referência são os de nº 11065.003793/2004-12 e 11065.004292/2004-53)

Drawback. Prorrogação concedida pela Secex (Processo nº 10314.000383/99-40)

Imposto sobre a Importação (Processo nº 10814.017735/96-77)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 2ª TURMA - 25 a 27 de Julho de 2011:

Câmara Superior de Recursos Fiscais do CARF aprova sobrestamento de julgamento de recurso especial do contribuinte relativo a exigências tributárias constituídas com base em dados bancários obtidos sem autorização judicial (Processo nº 10830.003826/2001-09)

Prevalência do princípio da verdade material e Erro no preenchimento da DCTF (Processo nº 13839.002378/2003-98)

Decadência e Salário-Educação e Súmula nº 08 do STF (Processo nº 35582.002075/2004-48)

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR e Área de Reserva Legal (Processo nº 13116.000249/2005-82)

Ato Declaratório Ambiental (ADA) e Súmula CARF nº 41 (Processos nºs 13334.000425/2001-88 e 10821.000010/2004-77)

IRPF e acréscimo patrimonial a descoberto - forma de apuração e Súmula CARF nº 14 (Processo nº 13819.001136/00-65)

Multa por atraso na apresentação da Declaração de Ajuste Anual - Titular de Empresa Individual com situação cadastral de inapta. Aplicação da Súmula CARF nº 44 (Processo nº 16707.000083/2006-13)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 1ª TURMA 01 a 03 de Agosto de 2011:

Multa isolada por falta de recolhimento de estimativas (Processo nº 10120.003121/2006-02)

IR Fonte lançado com base no artigo 61 da Lei nº 8.981/1995 e Decadência (Processo nº 10235.001252/2005-79)

Não conhecimento do Recurso Especial e Ausência de Paradigma (Processo nº 13706.002618/2003-60)

Responsabilidade da Sucessora pela Multa e Súmula CARF nº 47 (Processo nº 10680.000550/2004-11)

Administração de Cemitérios X Administração de Imóveis e Simples (Processo nº 11070.002184/2004-77)

Lei Complementar nº 123/2006 e Retroatividade (Processo nº 13028.000095/2004-37)

Ausência do Ato Declaratório Executivo e Nulidade (Processo nº 10380.000767/2004-05)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 3ª TURMA - 29 a 31 de Agosto de 2011:
Alargamento do PIS e COFINS em Operações de Swap (Processo nº 10580.002753/2005-42)

Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira - CPMF - Análise sobre prazo decadencial (Processo nº 16327.001937/2007-34)

Pedido de vista regimental adia o julgamento sobre Tributação de IPI em Cervejaria (Processo nº 11080.000788/2002-06)

Contribuição para o PIS/PASEP - Alargamento da Base de Cálculo (Processo nº 11080.009462/2003-17)

Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários - IOF - Mútuo. Responsabilidade pela cobrança e recolhimento (Processo nº 10510.003120/2005-85)

Zona Franca de Manaus. Isenção de IPI. Processo Produtivo Básico - PPB. Interpretação da Norma (Processo nº 10283.010262/2001-04)

IPI. Saldo credor trimestral. Insumos transferidos, sem destaque do Imposto, de um estabelecimento para outro da mesma firma (Processo: 13983.000132/2001-56).

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 1ª TURMA - 12 a 14 de Setembro de 2011:

Preço de Transferência. PRL. Inclusão de custos com Frete, Seguro e Imposto de Importação na apuração do custo (Processo nº 16327.000966/2002-74)

IRPJ E CSLL (Ano-calendário: 1995, 1996, 1997).  Arbitramento do Lucro. Omissão de parte substancial das Receitas Tributáveis. Desclassificação da Escrita Contábil/Fiscal (Processo nº 10283.002953/2003-98)

Imposto Sobre o Lucro Líquido (ILL). Pagamento Indevido. Restituição/Compensação - Declaração de Inconstitucionalidade de Lei pelo Supremo Tribunal Federal. Início da contagem do Prazo Decadencial (Processo nº 10380.026555/99-30)

Pedido de Vista Regimental adia o julgamento de processo sobre Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Lucros Auferidos no Exterior - Conversão para Reais (Processo nº 16327.001170/2006-62)

CSLL. Compensação de Bases Negativas - Limite de 30%. Atividade Rural - Súmula nº 53 do CARF (Processo nº: 10183.003857/2004-76)

CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Exercício 1999. Compensação. Base Negativa. Atividade Rural - Limitação (Processo nº: 10183.002071/2003-51)

Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ - Ano-calendário: 2001, 2002, 2003. Atividade Rural. Compatibilidade com Equipamentos usualmente empregados na Atividade. Equipamentos de Alta Tecnologia (Processo nº 10850.002539/2005-69)

Por maioria de votos, Conselheiros não conhecem o REsp da PGFN sobre a questão na apuração lucros auferidos por controlada ou coligada no exterior (Processo nº 16327.000112/2005-31)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 2ª TURMA - 26 a 28 de Setembro de 2011:

Imposto sobre a renda de pessoa física - IRPF. Prestação de Serviços à Unesco/ONU. Tributação (Processo nº 14041.000649/2005-71)

IRPF - Prestação de Serviço por nacionais junto ao PNUD. Tributação (Processos nºs 14041.000019/2005-05; 14041.000495/2005-18; 14041.000109/2006-79 e 14041.000129/2006-40)

Rendimentos recebimentos de organismos internacionais - FAO - isenção - alcance (Processo nº 14041.000276/2004-58)

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR. Exercício do ano de 1.999. Decadência (Processo nº 10735.001807/2004-61)

Decadência. Contribuição devida sobre Salário-Utilidade. Programa de Previdência Complementar (Processo nº 10980.008949/2007-08)

Glosa de compensação. Diferenças de Contribuição. Fundamento Legal. Ausência. Incompatibilidade com o lançamento. Nulidade (Processo nº 37311.002947/2004-93)

IRPF - Exercício 2001. Imposto de Renda na Fonte a título de antecipação. Falta de retenção (Processo nº 15521.000096/2005-17)

Rendimentos de residentes e domiciliados no exterior. Operações de empréstimos realizadas entre empresas controladas e empresa controladora (Processo nº 18471.002113/2004-09)

IRPF. Rendimentos. Tributação na Fonte. Antecipação. Responsabilidade Tributária (Processo nº 10940.002544/2004-81)

Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - IRRF. Exercício 1997, 1998. Programa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial – PDTI (Processo nº 10805.003204/98-13)

IRPF. Decadência. Lançamento por Homologação. Omissão de Rendimentos. Cessão Gratuita de Imóvel (Processo 10735.004630/99-35)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 3ª TURMA - 03 a 05 de Outubro de 2011:
 
Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários – IOF (Processo nº 16327.002111/2005)

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS e Contribuição para o PIS/PASEP. Períodos de apuração (Processo nº 19647.001304/2003-78)

Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Multa DIF-Papel. Contribuinte optante pelo SIMPLES (Processo: 10865.001498/2005-24)

Contribuição para o PIS/PASEP. Ano-Calendário 2003. DCOMP. Compensação Administrativa com base em créditos oriundos de decisão judicial. Multa isolada. Artigo 106 do CTN. Retroatividade benigna (Processo nº 10580.006990/2004-00)

Crédito presumido de IPI. Exportação. Natureza Jurídica. Base de cálculo da COFINS (Processo nº: 13855.001423/2003-99)

COFINS. Alíquota de 2% em decorrência de decisão judicial. Concomitância. Aplicação de Multa. Não-cabimento (Processo nº: 10120.007925/2005-91) 

PIS. Decadência (Processo nº 13808.001394/99-38)

FINSOCIAL. Falta de recolhimento. Lançamento de Ofício. Prazo Decadencial (Processo nº 10980.008815/2001-93)

COFINS. Multa qualificada. Valores declarados a menor pelo contribuinte (Processo nº: 19647.010165/2009-69)

Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários - IOF. Transferências financeiras. Câmbio. Multa de Ofício agravada. Taxa Selic (Processo nº: 16327.002091/2005-98)

CPMF. Processo Administrativo Fiscal. Pedido de Perícia. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários. Alíquota. Duplicidade de Lançamento (Processo nº: 16327.001945/2003-57)

Benefícios Fiscais Leis n°s 9.826/99 e 9.440/97. Incentivos à instalação de montadoras de automóveis nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Medida Provisória nº 2.158-35/2001. Artigo 56. Incentivo à venda de veículos com frete a cargo das Montadoras (Processos nºs 13502.000530/2009 e 13502.001001/2009-17)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 1ª TURMA - 17 e 18 de Outubro de 2011:

IRPJ - Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. Retificação da DCTF. Pessoa Jurídica sob procedimento fiscal (Processo nº 10680.007190/2006-31)

IRPJ - Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. Retificação da DCTF. Pessoa Jurídica sob procedimento fiscal (Processo nº 10680.007192/2006-21)

IRPJ. Limitação à compensação de prejuízos fiscais (Processo nº 10120.000846/00-38)

Preços de Transferência. Método PRL. Ano-Calendário de 1999 (Processo nº 16327.001174/2004-89)

Lucro Presumido. Preliminar de decadência. Receita Bruta. Valor total. Operação com deságio na negociação de direitos creditórios (duplicatas). Abrangência do artigo 521 do RIR. Não-aplicação dos percentuais de presunção (Processo nº 19515.003830/2003-78)

CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). Decadência (Processo nº 18471.002241/2003-63)

Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ). Ano-calendário: 2002, 2003, 2004, 2005. Redução do ICMS a recolher. Subvenção para custeio. Não-caracterização (Processo nº 13502.000928/2006-89)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 2ª TURMA - 24 a 26 de Outubro de 2011:

 

Contribuições Sociais Previdenciárias. Retroatividade benigna. GFIP. Medida Provisória nº 449. Redução da Multa (Processo nº 37169.005077/2006-67) 

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Exercício de 2005. Áreas Submersas. Reservatórios de Usinas Hidroelétricas (Processo nº 10650.720012/2007-38)

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Isenção condicionada. Ato declaratório ambiental. Obrigatoriedade. Possibilidade de apresentação até o início da fiscalização. Ônus da prova. Inversão (Processos nºs 10120.720206/2006-41; 10120.720207/2006-95; 10120.720208/2006-30)

Imposto sobre a Renda de Pessoa Física (IRPF). Ano-calendário 1998. Omissão de rendimentos. Presunção. Depósitos bancários. Conta-corrente conjunta (Processo nº 13884.001279/2004-24)

Imposto sobre a renda retida na fonte (IRRF). Ano-calendário 2001. Normas gerais de direito tributário. Multa de mora. Espontaneidade (Processo nº 13971.000176/2001-15)

Imposto sobre a renda retido na fonte (IRRF). Ano-calendário 1997. Benefício Fiscal. MP nº 2.222/2001. Renúncia ao mérito da ação e desistência da ação. Acréscimos legais. Juros moratórios incidentes sobre a multa de ofício (Processo nº 10768.010559/2001-19)

Imposto sobre a renda de pessoa física (IRPF). Ano-calendário 1998. Receita da atividade rural. Falta de comprovação. Inadmissível simples transposição para rendimentos tributáveis (Processo nº 10830.003748/2002-15)

Contribuições Sociais Previdenciárias. Normas procedimentais. Arbitramento. Ausência de fundamentação legal no anexo FLD. Vício insanável. Nulidade. Relatório fiscal da notificação. Omissões (Processo nº 37318.000835/2007-81)

Contribuições Sociais Previdenciárias. Data do fato gerador: 20/12/2005. Custeio. Auto de infração - artigo 32, IV, § 5º e artigo 41 da lei nº 8.212/91 c/c artigo 284, II, do RPS, aprovado pelo Decreto nº 3.048/99. Omissão em GFIP. Co-responsabilidade dos Sócios. Multa. Retroatividade Benigna: (Processo nº 37322.003529/2006-56)

Contribuições Sociais Previdenciárias. Normas procedimentais. Sucessão de Empresas. Continuidade das atividades da sucedida. Responsabilidade tributária subsidiária da sucessora (Processo nº 36624.002407/2005-02)

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Áreas de Preservação Permanente. Ato declaratório ambiental (Processo nº 10183.002024/2006-50)

 
Rendimentos de Operações Financeiras de Renda Fixa. Responsabilidade Tributária. Legitimidade Passiva. Multa Qualificada. Simulação e Conluio (Processo nº 19740.000001/2005-31)

IRPF. Rendimentos. Tributação na fonte. Antecipação. Responsabilidade Tributária. Decadência. Distribuição de lucros aos Sócios (Processo nº 10940.002544/2004-81)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 3ª TURMA - 07 a 09 de Novembro de 2011:

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS. Créditos. Indumentária. Aluguel de Equipamentos (Processos nºs 13053.000112/2005-18 e 13053.000211/2006-72)

Contribuição para o PIS/PASEP. Opção pela via judicial com renúncia à via administrativa. Créditos decorrentes de decisão judicial não transitada em julgado (Processo nº 10768.000355/2003-31)

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS. Restituição. Prazo decadencial. Período de apuração: 01.01.2000 a 30.04.2000 (Processo nº 10320.001378/2005-84)

Processo Administrativo Fiscal. Recurso voluntário. Prazo improrrogável de trinta dias. Intempestividade (Processo nº 10830.002761/2007-61)

Crédito presumido de IPI. Industrializações por encomenda. Cômputo do valor da industrialização. Aquisições de insumos frente a Cooperativas. Selic. Ressarcimento (Processo nº 13055.000144/00-91)

Crédito presumido de IPI. Industrializações por encomenda. Cômputo do valor da industrialização. IPI nas saídas de produtos. Receita operacional. Selic. Ressarcimento de IPI. Devolução de vendas. Receitas de exportação e receitas operacionais (Processo nº 13055.000193/00-05)

Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira - CPMF. Período de apuração (Processo nº 16327.001945/2003-57)

Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários - IOF. Data do fato gerador: 29/02/2000, 14/03/2000, 09/05/2000, 22/05/2000, 24/05/2000, 15/06/2000, 19/06/2000, 29/06/2000, 07/07/2000, 14/08/2000, 15/09/2000, 08/01/2001, 09/01/2001, 23/03/2001, 02/04/2001, 06/07/2001. MPF. Nulidade. IOF - Câmbio. Multa de Ofício agravada. Taxa Selic: Julgamento adiado em razão de pedido de Vista Coletiva. (Processo nº 16327.002091/2005-98)

Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Período de apuração (Processo nº 10920.002581/2004-28)

Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Período de apuração (Processo nº 10380.006709/2002-15) 

Contribuição para o PIS/PASEP. Período de apuração: 30.09.1988 a 30.09.1995. Pedido de restituição/compensação. Decadência qüinqüenal (Processo nº 13804.002685/99-83)

FINSOCIAL. Período de apuração: 01.06.1990 a 30.11.1991. Restituição (Processo nº 16327.000584/2002-41)

PIS/PASEP. Pedido de restituição. Decretos-Leis nºs 2.445/88 e 2.449/88. Pagamentos indevidos ou a maior. Direito à repetição do indébito. Prazo para o pedido e período a repetir (Processo nº 13710.001621/00-47)

COFINS. Denúncia espontânea. Declaração. Retificação. Multa devida. Base de cálculo. Exclusão. Revogação. Anterioridade nonagesimal (artigo 195, § 6º, da CF/88). Contratos de SWAP não liquidados (Processo nº 16327.003565/2003-57)

 
Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Crédito presumido. Estabelecimento não-contribuinte. Beneficiamento de Minerais (Processos nºs 10280.002168/2005-27, 10280.002169/2005-71 e 10280.002170/2005-04)

Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Crédito presumido do IPI. Exportação. Produtos não tributados. Inexistência de direito ao benefício (Processos nºs 11075.000045/2008-92, 11075.000072/2008-65, 11075.000073/2008-18, 11075.000074/2008-54, 11075.900186/2006-45, 11075.900187/2006-90, 11075.900188/2006-34, 11075.900189/2006-89, 11075.900190/2006-11, 11075.900192/2006-01, 11075.900193/2006-47, 11075.900194/2006-91, 11075.900195/2006-36 e 11075.900196/2006-81)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 2ª TURMA - 28 a 30 de Novembro de 2011:

Imposto sobre a Renda de Pessoa Física - IRPF. Exercício 2000. Tributação. Subscrição com ágio e subseqüente cisão. Alienação de participação societária. Alegação de dissimulação (Processo nº 10940.002547/2004-15)

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Áreas Alagadas. Ato Declaratório Ambiental (ADA) (Processo nº 10650.720012/2007-38)

Rendimentos de residentes e domiciliados no exterior. Operações de empréstimos realizadas entre empresas controladas e empresa controladora. Remessa de juros. Títulos de crédito internacional. Colocação de "Fixed Rate Notes" no mercado internacional. Incidência na fonte reduzida à alíquota zero. Contratos em vigor em 31.12.1999. Prazo mínimo médio para amortização de 96 meses (Processo nº 18471.002113/2004-09)

Contribuições Sociais Previdenciárias. Período de apuração: 31.01.1991 a 31.12.1998. Pedido de revisão. Observância aos pressupostos de admissibilidade - conhecimento. Normas procedimentais. Sucessão de Empresas. Continuidade das atividades da sucedida. Responsabilidade subsidiária da sucessora (Processo nº 36624.002407/2005-02)

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Áreas Alagadas. Usina Hidrelétrica (Processo nº 10665.720783/2007-66)

Transferência de recursos do exterior. Suposta omissão (Processo nº 10580.007982/2006-34) 

Contribuições Sociais Previdenciárias. Período de apuração: 01.09.1999 a 28.02.2000. Custeio. Notificação Fiscal de lançamento de débito. GFIP. Confissão da dívida. Gerenciamento inadequado do ambiente de trabalho. RAT. Financiamento. Aposentadoria Especial. Alíquota adicional (Processo nº 35013.004408/2003-47) 

Imposto sobre a Renda de Pessoa Física - IRPF. Exercícios de 2001 e 2002. Multa de lançamento de ofício e multa isolada. Concomitância. Multa qualificada (Processo nº 10920.002452/2005-11)

Normas de Administração Tributária. Ano-calendário: 2002, 2003 e 2004. MPF. Prorrogação. Não entrega ao contribuinte do demonstrativo de emissão e prorrogação. Efeitos. Depósitos bancários. Suposta omissão de rendimentos. Multa de ofício qualificada (Processo nº 12963.000029/2007-77)

Erro na verificação da ocorrência do fato gerador. Nulidade do lançamento (Processos nºs 16327.002369/00-14 e 10830.009341/2003-82)

Nulidade do auto de infração. Contrato de Parceria. Caracterização. Irrelevância da denominação. Atos Cooperativos - definição. IRPF. Arrendamento Rural. Tributação na fonte a título de antecipação. Falta de retenção pela fonte pagadora. Procedimentos. Falta de retenção e recolhimento do IRRF. Multa exigida isoladamente (Processo nº 10950.003029/2005-81)

Decadência. Crédito Tributário. Repetição do indébito (Processo nº 10830.002163/96-97)

IRPF. Decadência. Depósitos bancários. Anos-Calendários de 1997 e 1998. Presunção de omissão de rendimentos. Acréscimo patrimonial a descoberto. Tributação. Saldo de recursos. Transposição para exercícios seguintes (Processo nº 10830.003826/2001-09)

IRPF. Suposta omissão de rendimentos. Extratos bancários. Norma de caráter procedimental. Aplicação retroativa. Lançamento com base em depósitos bancários (Processo nº 13808.000235/2002-28)

Lançamento. Extensão ao Fisco do Sigilo Bancário do Contribuinte. CPMF. Quebra de Sigilo (Processo nº 13855.000769/2002-99)

IRRF. Rendimento sujeito à tributação exclusiva. 13º Salário. Impossibilidade de compensação quando do ajuste anual. Ocorrência do fato gerador. Rendimentos recebidos acumuladamente. Lançamento. Multa de ofício (Processo nº 11634.000054/2006-39)

Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - IRRF. Ano-calendário (Processo nº 10380.010626/2004-92)

Imposto de Renda de Pessoa Física - IRPF. Verba de Gabinete paga a Deputados Estaduais. Não incidência do Imposto de Renda (Processos nºs 19515.000258/2002-12; 19515.000263/2002-17; 19515.000268/2002-40; 19515.000276/2002-96; 19515.000285/2002-87; e 19515.000474/2002-50)

PLENO do CARF - 07 e 08 de Dezembro de 2011:

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Ano-calendário: 1994, 1995 e 1996. Normas Gerais de Direito Tributário. Decadência - CSLL - sua natureza tributária. Aplicação do artigo 150 do Código Tributário Nacional (CTN) (Processo nº 10980.001121/99-40)

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS. Exercícios: 1999, 2000 e 2001. Decadência (Processo nº 10675.000388/2004-00)

 
Normas Gerais de Direito Tributário. Decadência. CSLL (Processo nº 13808.004746/00-95)

 
IRF. Pagamentos a beneficiários não identificados ou sem causa comprovada. Decadência (Processo nº 10380.012920/2003-58)

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Ano-Calendário: 1997. Decadência. Lançamento por homologação (Processo nº 10166.015636/2002-97)

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Exercício (10283.004811/2003-65)

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Exercícios (Processo nº 10680.002790/2001-07)

 
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Exercício: 1999. Decadência - IRPJ e Contribuições Sociais - Tributos administrados pela SRF (Processo nº 10680.003290/2004-27)

Imposto sobre a Renda de Pessoa Física - IRPF. Exercícios: 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003. PAF. Admissibilidade. Falta de juntada do inteiro teor do acórdão - justificativa da divergência. Decadência. IRRF - IRF - Fundações instituídas e mantidas pelo Município. Destinação do Imposto de Renda Retido (Processo nº 10909.003073/2003-34)

Decadência. Lançamento por homologação. Termo inicial. Prazo (Processo nº 11020.000577/00-19)

Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Período de apuração (Processo nº 10930.001640/00-27)

Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ. Decadência (Processo nº 13808.003035/98-25)

 
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Exercício (19515.001735/2003-30)

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. COFINS. Período de apuração (Processo nº 13830.000534/97-20)

Decadência. Lançamento por homologação. Omissão de rendimentos. Acréscimo patrimonial a descoberto (Processo nº 11618.001390/2005-16)

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Exercício: 1997. Decadência (Processo nº 10320.003083/2002-08)

PIS. Decadência (Processo nº 19515.002042/2002-83)

Concomitância (Processos Administrativos concomitantes com Processos Judiciais) (Processos nºs 13890.000108/99-06, 13890.000409/98-13, 13890.000420/98-56, 13890.000018/00-12, 13890.000452/98-42 e 13890.000138/99-69).


 
* Alexandre Pontieri - Advogado em Brasília/DF; Pós-Graduado em Direito Tributário pelo CPPG - Centro de Pesquisas e Pós-Graduação da UniFMU, em São Paulo; Pós-Graduado em Direito Penal pela ESMP-SP - Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo.
-->apontieri@yahoo.com --> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. --> ; --> apontieri@bol.com.br --> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. -->


 
CSRF do CARF - destaques de julgamentos no 2º semestre de 2011 PDF Imprimir E-mail
Artigos
Escrito por Alexandre Pontieri   
Seg, 17 de Setembro de 2012 13:59
Abaixo estão disponibilizadas apenas as referências, e os correspondentes números dos processos, de alguns dos principais temas/teses que foram julgados pelo Conselho Superior de Recursos Fiscais (CSRF) do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) no 2º semestre do ano de 2011:

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 3ª TURMA - 04 a 06 de Julho de 2011:

Pedido de Compensação. Créditos de Terceiro. Cessão Judicial. Possibilidade (Processo nº 13709.001612/2001-83)

Pedido de vista regimental adia o julgamento sobre matéria que discute a base de cálculo do faturamento do sexto mês anterior à hipótese de incidência (Processo nº 10980.001502/2002-95)

Pedido de vista regimental "coletivo" adia o julgamento de importante matéria sobre Imposto sobre a Importação (Processo: 10494.001280/2002-92)

Contribuição para o PIS/PASEP. Decadência. Cinco anos a contar do fato gerador (Processo nº 10930.003831/2003-47)

Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Multa Regulamentar. DIF - Papel Imune (Processo nº 10675.000420/2005-20)

Temas com Repercussão Geral são devolvidos para a Secretaria: Dois processos de matérias com Repercussão Geral foram devolvidos para a Secretaria do CARF a pedido dos Conselheiros do Colegiado. (Os processos em referência são os de nº 11065.003793/2004-12 e 11065.004292/2004-53)

Drawback. Prorrogação concedida pela Secex (Processo nº 10314.000383/99-40)

Imposto sobre a Importação (Processo nº 10814.017735/96-77)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 2ª TURMA - 25 a 27 de Julho de 2011:

Câmara Superior de Recursos Fiscais do CARF aprova sobrestamento de julgamento de recurso especial do contribuinte relativo a exigências tributárias constituídas com base em dados bancários obtidos sem autorização judicial (Processo nº 10830.003826/2001-09)

Prevalência do princípio da verdade material e Erro no preenchimento da DCTF (Processo nº 13839.002378/2003-98)

Decadência e Salário-Educação e Súmula nº 08 do STF (Processo nº 35582.002075/2004-48)

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR e Área de Reserva Legal (Processo nº 13116.000249/2005-82)

Ato Declaratório Ambiental (ADA) e Súmula CARF nº 41 (Processos nºs 13334.000425/2001-88 e 10821.000010/2004-77)

IRPF e acréscimo patrimonial a descoberto - forma de apuração e Súmula CARF nº 14 (Processo nº 13819.001136/00-65)

Multa por atraso na apresentação da Declaração de Ajuste Anual - Titular de Empresa Individual com situação cadastral de inapta. Aplicação da Súmula CARF nº 44 (Processo nº 16707.000083/2006-13)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 1ª TURMA 01 a 03 de Agosto de 2011:

Multa isolada por falta de recolhimento de estimativas (Processo nº 10120.003121/2006-02)

IR Fonte lançado com base no artigo 61 da Lei nº 8.981/1995 e Decadência (Processo nº 10235.001252/2005-79)

Não conhecimento do Recurso Especial e Ausência de Paradigma (Processo nº 13706.002618/2003-60)

Responsabilidade da Sucessora pela Multa e Súmula CARF nº 47 (Processo nº 10680.000550/2004-11)

Administração de Cemitérios X Administração de Imóveis e Simples (Processo nº 11070.002184/2004-77)

Lei Complementar nº 123/2006 e Retroatividade (Processo nº 13028.000095/2004-37)

Ausência do Ato Declaratório Executivo e Nulidade (Processo nº 10380.000767/2004-05)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 3ª TURMA - 29 a 31 de Agosto de 2011:
Alargamento do PIS e COFINS em Operações de Swap (Processo nº 10580.002753/2005-42)

Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira - CPMF - Análise sobre prazo decadencial (Processo nº 16327.001937/2007-34)

Pedido de vista regimental adia o julgamento sobre Tributação de IPI em Cervejaria (Processo nº 11080.000788/2002-06)

Contribuição para o PIS/PASEP - Alargamento da Base de Cálculo (Processo nº 11080.009462/2003-17)

Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários - IOF - Mútuo. Responsabilidade pela cobrança e recolhimento (Processo nº 10510.003120/2005-85)

Zona Franca de Manaus. Isenção de IPI. Processo Produtivo Básico - PPB. Interpretação da Norma (Processo nº 10283.010262/2001-04)

IPI. Saldo credor trimestral. Insumos transferidos, sem destaque do Imposto, de um estabelecimento para outro da mesma firma (Processo: 13983.000132/2001-56).

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 1ª TURMA - 12 a 14 de Setembro de 2011:

Preço de Transferência. PRL. Inclusão de custos com Frete, Seguro e Imposto de Importação na apuração do custo (Processo nº 16327.000966/2002-74)

IRPJ E CSLL (Ano-calendário: 1995, 1996, 1997).  Arbitramento do Lucro. Omissão de parte substancial das Receitas Tributáveis. Desclassificação da Escrita Contábil/Fiscal (Processo nº 10283.002953/2003-98)

Imposto Sobre o Lucro Líquido (ILL). Pagamento Indevido. Restituição/Compensação - Declaração de Inconstitucionalidade de Lei pelo Supremo Tribunal Federal. Início da contagem do Prazo Decadencial (Processo nº 10380.026555/99-30)

Pedido de Vista Regimental adia o julgamento de processo sobre Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Lucros Auferidos no Exterior - Conversão para Reais (Processo nº 16327.001170/2006-62)

CSLL. Compensação de Bases Negativas - Limite de 30%. Atividade Rural - Súmula nº 53 do CARF (Processo nº: 10183.003857/2004-76)

CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Exercício 1999. Compensação. Base Negativa. Atividade Rural - Limitação (Processo nº: 10183.002071/2003-51)

Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ - Ano-calendário: 2001, 2002, 2003. Atividade Rural. Compatibilidade com Equipamentos usualmente empregados na Atividade. Equipamentos de Alta Tecnologia (Processo nº 10850.002539/2005-69)

Por maioria de votos, Conselheiros não conhecem o REsp da PGFN sobre a questão na apuração lucros auferidos por controlada ou coligada no exterior (Processo nº 16327.000112/2005-31)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 2ª TURMA - 26 a 28 de Setembro de 2011:

Imposto sobre a renda de pessoa física - IRPF. Prestação de Serviços à Unesco/ONU. Tributação (Processo nº 14041.000649/2005-71)

IRPF - Prestação de Serviço por nacionais junto ao PNUD. Tributação (Processos nºs 14041.000019/2005-05; 14041.000495/2005-18; 14041.000109/2006-79 e 14041.000129/2006-40)

Rendimentos recebimentos de organismos internacionais - FAO - isenção - alcance (Processo nº 14041.000276/2004-58)

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR. Exercício do ano de 1.999. Decadência (Processo nº 10735.001807/2004-61)

Decadência. Contribuição devida sobre Salário-Utilidade. Programa de Previdência Complementar (Processo nº 10980.008949/2007-08)

Glosa de compensação. Diferenças de Contribuição. Fundamento Legal. Ausência. Incompatibilidade com o lançamento. Nulidade (Processo nº 37311.002947/2004-93)

IRPF - Exercício 2001. Imposto de Renda na Fonte a título de antecipação. Falta de retenção (Processo nº 15521.000096/2005-17)

Rendimentos de residentes e domiciliados no exterior. Operações de empréstimos realizadas entre empresas controladas e empresa controladora (Processo nº 18471.002113/2004-09)

IRPF. Rendimentos. Tributação na Fonte. Antecipação. Responsabilidade Tributária (Processo nº 10940.002544/2004-81)

Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - IRRF. Exercício 1997, 1998. Programa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial – PDTI (Processo nº 10805.003204/98-13)

IRPF. Decadência. Lançamento por Homologação. Omissão de Rendimentos. Cessão Gratuita de Imóvel (Processo 10735.004630/99-35)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 3ª TURMA - 03 a 05 de Outubro de 2011:
 
Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários – IOF (Processo nº 16327.002111/2005)

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS e Contribuição para o PIS/PASEP. Períodos de apuração (Processo nº 19647.001304/2003-78)

Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Multa DIF-Papel. Contribuinte optante pelo SIMPLES (Processo: 10865.001498/2005-24)

Contribuição para o PIS/PASEP. Ano-Calendário 2003. DCOMP. Compensação Administrativa com base em créditos oriundos de decisão judicial. Multa isolada. Artigo 106 do CTN. Retroatividade benigna (Processo nº 10580.006990/2004-00)

Crédito presumido de IPI. Exportação. Natureza Jurídica. Base de cálculo da COFINS (Processo nº: 13855.001423/2003-99)

COFINS. Alíquota de 2% em decorrência de decisão judicial. Concomitância. Aplicação de Multa. Não-cabimento (Processo nº: 10120.007925/2005-91) 

PIS. Decadência (Processo nº 13808.001394/99-38)

FINSOCIAL. Falta de recolhimento. Lançamento de Ofício. Prazo Decadencial (Processo nº 10980.008815/2001-93)

COFINS. Multa qualificada. Valores declarados a menor pelo contribuinte (Processo nº: 19647.010165/2009-69)

Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários - IOF. Transferências financeiras. Câmbio. Multa de Ofício agravada. Taxa Selic (Processo nº: 16327.002091/2005-98)

CPMF. Processo Administrativo Fiscal. Pedido de Perícia. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários. Alíquota. Duplicidade de Lançamento (Processo nº: 16327.001945/2003-57)

Benefícios Fiscais Leis n°s 9.826/99 e 9.440/97. Incentivos à instalação de montadoras de automóveis nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Medida Provisória nº 2.158-35/2001. Artigo 56. Incentivo à venda de veículos com frete a cargo das Montadoras (Processos nºs 13502.000530/2009 e 13502.001001/2009-17)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 1ª TURMA - 17 e 18 de Outubro de 2011:

IRPJ - Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. Retificação da DCTF. Pessoa Jurídica sob procedimento fiscal (Processo nº 10680.007190/2006-31)

IRPJ - Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. Retificação da DCTF. Pessoa Jurídica sob procedimento fiscal (Processo nº 10680.007192/2006-21)

IRPJ. Limitação à compensação de prejuízos fiscais (Processo nº 10120.000846/00-38)

Preços de Transferência. Método PRL. Ano-Calendário de 1999 (Processo nº 16327.001174/2004-89)

Lucro Presumido. Preliminar de decadência. Receita Bruta. Valor total. Operação com deságio na negociação de direitos creditórios (duplicatas). Abrangência do artigo 521 do RIR. Não-aplicação dos percentuais de presunção (Processo nº 19515.003830/2003-78)

CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). Decadência (Processo nº 18471.002241/2003-63)

Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ). Ano-calendário: 2002, 2003, 2004, 2005. Redução do ICMS a recolher. Subvenção para custeio. Não-caracterização (Processo nº 13502.000928/2006-89)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 2ª TURMA - 24 a 26 de Outubro de 2011:

 

Contribuições Sociais Previdenciárias. Retroatividade benigna. GFIP. Medida Provisória nº 449. Redução da Multa (Processo nº 37169.005077/2006-67) 

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Exercício de 2005. Áreas Submersas. Reservatórios de Usinas Hidroelétricas (Processo nº 10650.720012/2007-38)

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Isenção condicionada. Ato declaratório ambiental. Obrigatoriedade. Possibilidade de apresentação até o início da fiscalização. Ônus da prova. Inversão (Processos nºs 10120.720206/2006-41; 10120.720207/2006-95; 10120.720208/2006-30)

Imposto sobre a Renda de Pessoa Física (IRPF). Ano-calendário 1998. Omissão de rendimentos. Presunção. Depósitos bancários. Conta-corrente conjunta (Processo nº 13884.001279/2004-24)

Imposto sobre a renda retida na fonte (IRRF). Ano-calendário 2001. Normas gerais de direito tributário. Multa de mora. Espontaneidade (Processo nº 13971.000176/2001-15)

Imposto sobre a renda retido na fonte (IRRF). Ano-calendário 1997. Benefício Fiscal. MP nº 2.222/2001. Renúncia ao mérito da ação e desistência da ação. Acréscimos legais. Juros moratórios incidentes sobre a multa de ofício (Processo nº 10768.010559/2001-19)

Imposto sobre a renda de pessoa física (IRPF). Ano-calendário 1998. Receita da atividade rural. Falta de comprovação. Inadmissível simples transposição para rendimentos tributáveis (Processo nº 10830.003748/2002-15)

Contribuições Sociais Previdenciárias. Normas procedimentais. Arbitramento. Ausência de fundamentação legal no anexo FLD. Vício insanável. Nulidade. Relatório fiscal da notificação. Omissões (Processo nº 37318.000835/2007-81)

Contribuições Sociais Previdenciárias. Data do fato gerador: 20/12/2005. Custeio. Auto de infração - artigo 32, IV, § 5º e artigo 41 da lei nº 8.212/91 c/c artigo 284, II, do RPS, aprovado pelo Decreto nº 3.048/99. Omissão em GFIP. Co-responsabilidade dos Sócios. Multa. Retroatividade Benigna: (Processo nº 37322.003529/2006-56)

Contribuições Sociais Previdenciárias. Normas procedimentais. Sucessão de Empresas. Continuidade das atividades da sucedida. Responsabilidade tributária subsidiária da sucessora (Processo nº 36624.002407/2005-02)

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Áreas de Preservação Permanente. Ato declaratório ambiental (Processo nº 10183.002024/2006-50)

 
Rendimentos de Operações Financeiras de Renda Fixa. Responsabilidade Tributária. Legitimidade Passiva. Multa Qualificada. Simulação e Conluio (Processo nº 19740.000001/2005-31)

IRPF. Rendimentos. Tributação na fonte. Antecipação. Responsabilidade Tributária. Decadência. Distribuição de lucros aos Sócios (Processo nº 10940.002544/2004-81)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 3ª TURMA - 07 a 09 de Novembro de 2011:

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS. Créditos. Indumentária. Aluguel de Equipamentos (Processos nºs 13053.000112/2005-18 e 13053.000211/2006-72)

Contribuição para o PIS/PASEP. Opção pela via judicial com renúncia à via administrativa. Créditos decorrentes de decisão judicial não transitada em julgado (Processo nº 10768.000355/2003-31)

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS. Restituição. Prazo decadencial. Período de apuração: 01.01.2000 a 30.04.2000 (Processo nº 10320.001378/2005-84)

Processo Administrativo Fiscal. Recurso voluntário. Prazo improrrogável de trinta dias. Intempestividade (Processo nº 10830.002761/2007-61)

Crédito presumido de IPI. Industrializações por encomenda. Cômputo do valor da industrialização. Aquisições de insumos frente a Cooperativas. Selic. Ressarcimento (Processo nº 13055.000144/00-91)

Crédito presumido de IPI. Industrializações por encomenda. Cômputo do valor da industrialização. IPI nas saídas de produtos. Receita operacional. Selic. Ressarcimento de IPI. Devolução de vendas. Receitas de exportação e receitas operacionais (Processo nº 13055.000193/00-05)

Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira - CPMF. Período de apuração (Processo nº 16327.001945/2003-57)

Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários - IOF. Data do fato gerador: 29/02/2000, 14/03/2000, 09/05/2000, 22/05/2000, 24/05/2000, 15/06/2000, 19/06/2000, 29/06/2000, 07/07/2000, 14/08/2000, 15/09/2000, 08/01/2001, 09/01/2001, 23/03/2001, 02/04/2001, 06/07/2001. MPF. Nulidade. IOF - Câmbio. Multa de Ofício agravada. Taxa Selic: Julgamento adiado em razão de pedido de Vista Coletiva. (Processo nº 16327.002091/2005-98)

Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Período de apuração (Processo nº 10920.002581/2004-28)

Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Período de apuração (Processo nº 10380.006709/2002-15) 

Contribuição para o PIS/PASEP. Período de apuração: 30.09.1988 a 30.09.1995. Pedido de restituição/compensação. Decadência qüinqüenal (Processo nº 13804.002685/99-83)

FINSOCIAL. Período de apuração: 01.06.1990 a 30.11.1991. Restituição (Processo nº 16327.000584/2002-41)

PIS/PASEP. Pedido de restituição. Decretos-Leis nºs 2.445/88 e 2.449/88. Pagamentos indevidos ou a maior. Direito à repetição do indébito. Prazo para o pedido e período a repetir (Processo nº 13710.001621/00-47)

COFINS. Denúncia espontânea. Declaração. Retificação. Multa devida. Base de cálculo. Exclusão. Revogação. Anterioridade nonagesimal (artigo 195, § 6º, da CF/88). Contratos de SWAP não liquidados (Processo nº 16327.003565/2003-57)

 
Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Crédito presumido. Estabelecimento não-contribuinte. Beneficiamento de Minerais (Processos nºs 10280.002168/2005-27, 10280.002169/2005-71 e 10280.002170/2005-04)

Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Crédito presumido do IPI. Exportação. Produtos não tributados. Inexistência de direito ao benefício (Processos nºs 11075.000045/2008-92, 11075.000072/2008-65, 11075.000073/2008-18, 11075.000074/2008-54, 11075.900186/2006-45, 11075.900187/2006-90, 11075.900188/2006-34, 11075.900189/2006-89, 11075.900190/2006-11, 11075.900192/2006-01, 11075.900193/2006-47, 11075.900194/2006-91, 11075.900195/2006-36 e 11075.900196/2006-81)

Câmara Superior de Recursos Fiscais - 2ª TURMA - 28 a 30 de Novembro de 2011:

Imposto sobre a Renda de Pessoa Física - IRPF. Exercício 2000. Tributação. Subscrição com ágio e subseqüente cisão. Alienação de participação societária. Alegação de dissimulação (Processo nº 10940.002547/2004-15)

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Áreas Alagadas. Ato Declaratório Ambiental (ADA) (Processo nº 10650.720012/2007-38)

Rendimentos de residentes e domiciliados no exterior. Operações de empréstimos realizadas entre empresas controladas e empresa controladora. Remessa de juros. Títulos de crédito internacional. Colocação de "Fixed Rate Notes" no mercado internacional. Incidência na fonte reduzida à alíquota zero. Contratos em vigor em 31.12.1999. Prazo mínimo médio para amortização de 96 meses (Processo nº 18471.002113/2004-09)

Contribuições Sociais Previdenciárias. Período de apuração: 31.01.1991 a 31.12.1998. Pedido de revisão. Observância aos pressupostos de admissibilidade - conhecimento. Normas procedimentais. Sucessão de Empresas. Continuidade das atividades da sucedida. Responsabilidade subsidiária da sucessora (Processo nº 36624.002407/2005-02)

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Áreas Alagadas. Usina Hidrelétrica (Processo nº 10665.720783/2007-66)

Transferência de recursos do exterior. Suposta omissão (Processo nº 10580.007982/2006-34) 

Contribuições Sociais Previdenciárias. Período de apuração: 01.09.1999 a 28.02.2000. Custeio. Notificação Fiscal de lançamento de débito. GFIP. Confissão da dívida. Gerenciamento inadequado do ambiente de trabalho. RAT. Financiamento. Aposentadoria Especial. Alíquota adicional (Processo nº 35013.004408/2003-47) 

Imposto sobre a Renda de Pessoa Física - IRPF. Exercícios de 2001 e 2002. Multa de lançamento de ofício e multa isolada. Concomitância. Multa qualificada (Processo nº 10920.002452/2005-11)

Normas de Administração Tributária. Ano-calendário: 2002, 2003 e 2004. MPF. Prorrogação. Não entrega ao contribuinte do demonstrativo de emissão e prorrogação. Efeitos. Depósitos bancários. Suposta omissão de rendimentos. Multa de ofício qualificada (Processo nº 12963.000029/2007-77)

Erro na verificação da ocorrência do fato gerador. Nulidade do lançamento (Processos nºs 16327.002369/00-14 e 10830.009341/2003-82)

Nulidade do auto de infração. Contrato de Parceria. Caracterização. Irrelevância da denominação. Atos Cooperativos - definição. IRPF. Arrendamento Rural. Tributação na fonte a título de antecipação. Falta de retenção pela fonte pagadora. Procedimentos. Falta de retenção e recolhimento do IRRF. Multa exigida isoladamente (Processo nº 10950.003029/2005-81)

Decadência. Crédito Tributário. Repetição do indébito (Processo nº 10830.002163/96-97)

IRPF. Decadência. Depósitos bancários. Anos-Calendários de 1997 e 1998. Presunção de omissão de rendimentos. Acréscimo patrimonial a descoberto. Tributação. Saldo de recursos. Transposição para exercícios seguintes (Processo nº 10830.003826/2001-09)

IRPF. Suposta omissão de rendimentos. Extratos bancários. Norma de caráter procedimental. Aplicação retroativa. Lançamento com base em depósitos bancários (Processo nº 13808.000235/2002-28)

Lançamento. Extensão ao Fisco do Sigilo Bancário do Contribuinte. CPMF. Quebra de Sigilo (Processo nº 13855.000769/2002-99)

IRRF. Rendimento sujeito à tributação exclusiva. 13º Salário. Impossibilidade de compensação quando do ajuste anual. Ocorrência do fato gerador. Rendimentos recebidos acumuladamente. Lançamento. Multa de ofício (Processo nº 11634.000054/2006-39)

Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - IRRF. Ano-calendário (Processo nº 10380.010626/2004-92)

Imposto de Renda de Pessoa Física - IRPF. Verba de Gabinete paga a Deputados Estaduais. Não incidência do Imposto de Renda (Processos nºs 19515.000258/2002-12; 19515.000263/2002-17; 19515.000268/2002-40; 19515.000276/2002-96; 19515.000285/2002-87; e 19515.000474/2002-50)

PLENO do CARF - 07 e 08 de Dezembro de 2011:

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Ano-calendário: 1994, 1995 e 1996. Normas Gerais de Direito Tributário. Decadência - CSLL - sua natureza tributária. Aplicação do artigo 150 do Código Tributário Nacional (CTN) (Processo nº 10980.001121/99-40)

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS. Exercícios: 1999, 2000 e 2001. Decadência (Processo nº 10675.000388/2004-00)

 
Normas Gerais de Direito Tributário. Decadência. CSLL (Processo nº 13808.004746/00-95)

 
IRF. Pagamentos a beneficiários não identificados ou sem causa comprovada. Decadência (Processo nº 10380.012920/2003-58)

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Ano-Calendário: 1997. Decadência. Lançamento por homologação (Processo nº 10166.015636/2002-97)

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Exercício (10283.004811/2003-65)

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Exercícios (Processo nº 10680.002790/2001-07)

 
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Exercício: 1999. Decadência - IRPJ e Contribuições Sociais - Tributos administrados pela SRF (Processo nº 10680.003290/2004-27)

Imposto sobre a Renda de Pessoa Física - IRPF. Exercícios: 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003. PAF. Admissibilidade. Falta de juntada do inteiro teor do acórdão - justificativa da divergência. Decadência. IRRF - IRF - Fundações instituídas e mantidas pelo Município. Destinação do Imposto de Renda Retido (Processo nº 10909.003073/2003-34)

Decadência. Lançamento por homologação. Termo inicial. Prazo (Processo nº 11020.000577/00-19)

Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Período de apuração (Processo nº 10930.001640/00-27)

Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ. Decadência (Processo nº 13808.003035/98-25)

 
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Exercício (19515.001735/2003-30)

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. COFINS. Período de apuração (Processo nº 13830.000534/97-20)

Decadência. Lançamento por homologação. Omissão de rendimentos. Acréscimo patrimonial a descoberto (Processo nº 11618.001390/2005-16)

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Exercício: 1997. Decadência (Processo nº 10320.003083/2002-08)

PIS. Decadência (Processo nº 19515.002042/2002-83)

Concomitância (Processos Administrativos concomitantes com Processos Judiciais) (Processos nºs 13890.000108/99-06, 13890.000409/98-13, 13890.000420/98-56, 13890.000018/00-12, 13890.000452/98-42 e 13890.000138/99-69).


 
* Alexandre Pontieri - Advogado em Brasília/DF; Pós-Graduado em Direito Tributário pelo CPPG - Centro de Pesquisas e Pós-Graduação da UniFMU, em São Paulo; Pós-Graduado em Direito Penal pela ESMP-SP - Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo.
-->apontieri@yahoo.com --> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. --> ; --> apontieri@bol.com.br --> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. -->


 
0 comentários

Auxílio pré-escolar na Justiça Federal é isento de IR

O Conselho da Justiça Federal decidiu pela não incidência de Imposto de Renda sobre auxílio pré-escolar. A isenção — já adotada antes por outros órgãos públicos, como Superior Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas da União e Tribunal Superior do Trabalho — passa a prevalecer para todas as unidades da Justiça Federal. A corte também aprovou a compensação dos valores descontados a mais no exercício de 2012. A sessão aconteceu nesta segunda-feira (24/9).
Os servidores formularam pedido de isenção da incidência do imposto de renda sobre o auxílio pré-escolar. O processo administrativo tramitou na Seção Judiciária do Maranhão. Em 2006, o pedido foi indeferido pela maioria dos membros do CJF, sob o entendimento de não ser possível conceder a isenção pela via administrativa.
Segundo o relator da matéria, conselheiro Paulo Roberto de Oliveira Lima, a questão de fundo continuou a ser analisada no âmbito do CJF. A Subsecretaria de Legislação, Jurisprudência, Cargos e Remuneração (Sulej), ligada à Secretaria de Recursos Humanos, apresentou nos autos, em 2012, fato novo, decorrente da Solução de Consulta número 6, que dispõe: “A fonte pagadora está dispensada de reter o IR sobre os pagamentos feitos a título de auxílio-creche, uma vez que sobre tal rubrica não incide o IRPF”.
A Sulej também informou, segundo o relator, que o STJ já decidira administrativamente no sentido da não tributação do auxílio, e que o TCU e o TST informaram que não aplicam a incidência do tributo sobre essa vantagem. E acrescentou que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, por meio de ofício, comunicou ao CJF que não mais apresentará reclamações sobre as ações judiciais que tratam da isenção de imposto de renda sobre o auxílio pré-escolar.
A Assessoria Técnico-Jurídica do CJF, após alinhar-se ao posicionamento da Secretaria de Recursos Humanos, entendeu ser oportuno que o Colegiado delibere também sobre a possibilidade de deduzir os valores recolhidos a maior da importância devida em período subsequente ao da apuração. O voto do relator foi aprovado por unanimidade. Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho da Justiça Federal.
Revista Consultor Jurídico, 25 de setembro de 2012

Humberto Ávila - Guerra Fiscal

0 comentários

Roque Carrazza - Guerra fiscal. Benefícios Concedidos pelos Estados-Memb...

0 comentários

Guerra Fiscal

0 comentários

Alteração no ICMS - Importação de Mercadorias -- Sevilha Contabilidade

0 comentários

 

Pense nisso!

Quatro etapas para uma façanha:
planejar objetivamente;
preparar religiosamente;
proceder positivamente;
perseguir persistentemente.

- William A. Ward







Banner 468

Powered By Blogger